sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz olhar novo! Feliz ano novo!!

"O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.
O grande lance é viver cada momento como se a receita de felicidade fosse o AQUI e o AGORA.

Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais..., mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho?

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aprenda a posicionar sua marca para atrair e fidelizar clientes

Plano de negócios e identidade visual alinhados são decisivos na conquista de novos mercados

Com a chegada do final do ano, muitas empresas aproveitam a ocasião para rever metas e planejar as ações para o próximo ano. Rever o plano de negócios é tarefa fundamental. Neste período, vale checar se as ações realizadas correspondem ao que está descrito neste documento.

Mas, e a marca? Ela atende à necessidade da companhia? Dialoga com seu público-alvo? Se a resposta for não, talvez seja o momento de alinhar essa identidade com o que a organização deseja.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Não basta satisfazer...

De acordo com o guru do marketing Philip Kotler, conquistar novos clientes custa de cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes. Partindo desta constatação, todo investimento em fidelização deve ser considerado um fator responsável, entre outras coisas, pelo impulso nas vendas, pela redução de despesas e pelo aumento da credibilidade e do valor à marca.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A força de uma escolha

A mãe de João acordou-o às sete da manhã, dizendo:
- Joãozinho, levante-se! É hora de ir para a escola.

Não houve reposta. Ela chamou de novo e mais alto.
- Joãozinho, acorde e levante-se! Está na hora de ir para a escola!

Mais uma vez não houve reposta. Desesperada, ela foi até o quarto e o sacudiu dizendo:
- Joãozinho, está na hora de se aprontar e ir para a escola!

E ele respondeu:
- Mãe, eu não vou à escola. Há cinco mil alunos lá, e todos eles me odeiam. Não vou à escola.

- Levante-se já e vá para a escola!, respondeu a mãe rispidamente.

domingo, 23 de outubro de 2011

Discurso de Rei

Mesmo que você não seja um palestrante profissional, é preciso estar preparado para soltar a voz em apresentações corporativas.

Na carreira, existem algumas habilidades que o profissional precisa ter, ainda que pareçam pouco úteis no dia a dia. Dominar o idioma inglês é uma delas. Falar em público é outra. Muita gente está tão acostumada às apresentações que as encara com naturalidade. O problema é para qem não fala com tanta frequência, mas tem de estar preparado para aparecer bem quando for convocado. Essa é uma missão que assuta muita gente. "Quem faz apresentações está em evidência e, por isso, está sendo julgado e avaliado pelas outras pessoas", diz Leny Kyrillos, fonoaudióloga, de São Paulo. "Falar bem exige conteúdo, experiência, habilidade de contar histórias e até mesmo uma boa dose de espetáculo para encantar a plateia."

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Uma Estratégia para Vencer

Não importa sua formação acadêmica nem mesmo a experiência profissional. Você pode chegar longe na carreira se prestar atenção nas atitudes dos profissionais de sucesso.

"Há sete características comuns a todo profissional de sucesso que conheci. Este conjunto contitui o olho do tigre". Renato Grinberg

1. Ter consciência de suas fortalezas e de suas fraquezas, ou seja, desenvolver apurado autoconhecimento. A percepção que temos de nós mesmos pode ser distorcida, por isso, é necessário frieza e fazer uma autoanálise rigorosa e realmente honesta sobre nossas competências.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Morre Steve Jobs, fundador da Apple

O mundo da tecnologia está de luto. Nesta quarta-feira (5/10/2011) morreu, aos 56 anos, um dos mais visionários homens do mundo moderno: Steven Paul Jobs. O empresário e criador da Apple.

À frente da Apple, Jobs deixa um legado de produtos inovadores em diferentes mercados como o iPod, na música, o iPhone, no mundo da telefonia, e o iPad, que trouxe uma nova categoria para os leitores digitais. Nessa trajetória, Jobs sempre mostrou estar um passo adiantado ao seu tempo, tendo visão holística na criação, desenvolvimento e venda de seus produtos. Através desse trabalho pioneiro conseguiu transformar a Apple, em 2011, na maior companhia de capital aberto do mundo em valor de mercado. 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

5 maneiras de Pensar como um Vencedor

Minha profissão me permite encontrar, interagir e aprender com Vencedores todos os dias. Uma das conclusões a que cheguei é que para ser um vencedor é necessário pensar como um vencedor. Pois é, eles pensam de forma diferente de todos os demais. Abordam a vida e o trabalho com um modelo mental e um sistema de crenças diferentes que os separam do todo o resto.

1. Vencedores esperam ganhar – Quando entram na quadra, no campo, numa reunião ou mesmo numa sala de aula, eles esperam vencer. Para falar a verdade, ficam surpresos quando não ganham. Esperam naturalmente ter êxito e as suas crenças positivas geralmente os levam a ações e resultados positivos. Vencem primeiro em suas mentes e aí ganham nos corações e mentes dos seus clientes, estudantes ou fãs.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Você está preparado para montar um negócio?

Natasha Hazan, coordenadora regional da Endeavor RJ, revela alguns pontos importantes que todo empreendedor deve estar atento

Por Fábio Bandeira de Mello, http://www.administradores.com.br/
Abrir o próprio negócio faz parte do sonho de milhares de brasileiros. A maioria, porém, trava na hora de dar os primeiros passos pelas dificuldades encontradas no caminho. Como forma de colaborar com essa situação, o Portal Administradores está realizando uma série de entrevistas com especialistas e empreendedores de sucesso para auxiliá-lo na construção do seu negócio.

confira um bate papo feito com Natasha Hazan, coordenadora do Instituto Empreender Endeavor no Rio de Janeiro. Natasha explica o melhor caminho para avaliar um potencial negócio, as características marcantes nos empreendedores de alto impacto e dúvidas comuns quando a assunto é abrir uma empresa. Confira abaixo:

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Fato, a Mentira e os Dados em Vendas

Erga a mão quem nunca ouviu a expressão: "Toda história tem os dois lados."

É comum ouvirmos várias versões do mesmo fato, percepções, visões individuais que acabam por distorcer a realidade. A realidade só é boa quando lhe convém.

Em vendas é assim! A percepção que o seu cliente tem do seu atendimento, do seu produto ou da sua empresa raramente será a mesma que a sua.

Por isso o profissional de vendas inteligente precisa ao menos tentar entender os reais motivos de compra do cliente. Por que o cliente deseja este produto ou serviço? Por que comprar da sua empresa e não do concorrente, ou sinceramente, por que o concorrente não pode ser tão bom ou melhor do que a sua empresa?

sábado, 30 de julho de 2011

Matando um leão por dia

Em vez de matar um leão por dia, aprenda a amar o seu.

Outro dia, tive o privilégio de fazer algo que adoro: fui almoçar com um amigo, hoje chegando perto dos 70 anos. Gosto disso. São raras as chances que temos de escutar suas histórias e absorver um pouco de sabedoria das pessoas que já passaram por grandes experiências nesta vida.

Depois de um almoço longo, no qual falamos bem pouco de negócios mas muito sobre a vida, ele me perguntou sobre meus negócios. Contei um pouco do que estava fazendo e, meio sem querer, disse a ele:

- "Pois é. Empresário, hoje, tem de matar um leão por dia".

Sua resposta, rápida e afiada foi:

- "Não mate seu leão. Você deveria mesmo era cuidar dele".

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Negociar não é uma arte

Institutos britânicos elegem as características e atitudes que o negociador pode aprender

Quais os segredos do bom negociador? O que ele faz para conseguir os resultados desejados?

Para entender os princípios que regem a boa negociação, dois institutos britânicos - a Internacional Association for Contract and Commercial Management e o Huthwaite International - fizeram em conjunto uma pesquisa sobre o tema.

No estudo, buscaram mapear os atributos do negociador de sucesso, suas artimanhas e os princípios gerais que norteiam a mesa de negociação.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Aprenda a liderar

Há quem diga que um líder já nasce com esta condição e, com a experiência adquirida, aperfeiçoa-a. Mas, sem dúvida, como tantas outras, a habilidade de liderar pode ser desenvolvida com treinamento, força de vontade e conhecimento da função. Com isso, pode-se transformar um profissional com capacidade em um líder eficaz e vencedor. Nas empresas, são oferecidas oportunidades de crescimento profissional aos colaboradores, que para isso precisam preparar-se. Quando elas aparecem, o que pode ocorrer de um dia para o outro, eles estarão prontos a exercer a nova função.


domingo, 3 de julho de 2011

O povo no poder

Com renda familiar mensal de dois a dez salários mínimos, a classe C está em franco crescimento. Já soma mais de 101 milhões de pessoas das quais:

61% possuem cartão de crédito
64% têm plano de saúde
60% mantêm conta bancária

O mode de pensar, comprar e agir desses consumidores revela traços como:
> Buscam inclusão, vantagens e razões concretas;
> São mais fiéis às marcas e, diferentemente das classes A e B, não apenas pelo status ou pela diferenciação, mas como um aval de qualidade e como forma de inclusão;
> Como não podem errar devido ao orçamento restrito, preferem uma marca de qualidade reconhecida;
> Têm na tecnologia uma forma de inclusão social. Por isso, a facilitação do crédito lhe trouxe um grande poder de compra;

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ser Cliente é bom. Consumidor, nem tanto!

POUCAS LOJAS REALMENTE FOCAM OS SEUS ESFORÇOS NOS CLIENTES.

O cliente compra e o consumidor consome, óbvio. O cliente deve ser bem atendido e o consumidor também, isto já não é tão óbvio. O cliente deve ser seduzido e o consumidor deve ser encantado, menos óbvio ainda.

A maturidade das empresas que enfrentam este mercado feroz em que a conquista do cliente é um desafio constante está posta em cheque. Eu não acredito em metade delas; aliás, talvez uns 10% das empresas que conheço realmente focam os seus esforços nos clientes, mesmo que em suas estratégias o termo 'cliente' apareça sempre com destaque especial. O discurso é um, a prática outra - gênio é quem disse esta frase!

sábado, 25 de junho de 2011

O Poder das Palavras (The Power of Words)

Você já viu que dia lindo hoje?
Saiba usar bem as palavras e aproveite o seu dia!






quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fio de Cabelo - Atitude é Tudo!!!

Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.

- Bom (disse ela), acho que vou trançar meus cabelos hoje.

Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça..
  

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Este é o momento

Sai na frente quem percebe um nicho novo e cria a força para avançar

A história de que "o cavalo encilhado só passa uma vez na vida" é balela. Ele passa várias vezes. O ditado se refere às grandes oportunidades, como os bons empregos, as chances de grandes negócios, as relações com pessoas certas. Todos conhecemos histórias fantásticas de gente que se deu muito bom na vida porque teve uma grande chance e soube aproveitá-la.


domingo, 5 de junho de 2011

Liderança: o longo caminho entre o planejado e o executado

Caso existisse uma cidade chamada Planejado e outra Executado pode ter certeza que a estrada que ligaria uma a outra seria cheia de percalços. Qual das duas seria a maior? Com certeza a Planejado e a Executado seria em média a metade do tamanho da outra. É claro que essas cidades não existem, mas a realidade nas empresas entre o planejado e o executado não é muito diferente do que foi descrito na metáfora acima.

O que fazer para diminuir o caminho entre o planejado e o executado?

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Elegância do Comportamento

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.

É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma, nem fotógrafos por perto.

É uma elegância desobrigada.

É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.

domingo, 22 de maio de 2011

Ansiedade da Geração Y

A maioria dos gestores atuais não faz parte da Geração Y - formada por pessoas que nasceram entre 1977 e 1994 -, mas toma parte da realidade dos profissionais integrantes destre grupo. O grande desafio é saber como motivar alguém que já chega a um emprego totalmente motivado - característica mais marcante da Geração Y -, mas que às vezes segue para uma nova carreira no primeiro sinal de dificuldade de crescimento.

Vamos entender um pouco o que acontece com essa geração. Lembro que, antes de tentarmos ajudar, temos de compreender o que passa na cabeça de cada um desses jovens, que têm um gigantesco potencial, mas que, em número expressivo, correm um risco muito grande de não desenvolverem sua carreira por excesso de ansiedade.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Entendendo melhor a Negociação

Antes de iniciarmos falando sobre técnicas de negociação as quais alguns compradores usam, sugiro fazermos uma reflexão sobre qual é o verdadeiro papel do comprador. Nesse momento você deve estar pensando: “ele quer comprar o melhor produto, pelo menor preço, com o maior prazo para pagar, como os menores juros ou nenhum, e ainda contar com a entrega mais rápida”. Sinto dizer, mas é isso mesmo. Todo comprador é treinado para fazer os melhores negócios. E, você no lugar dele, faria exatamente o mesmo. Ou não é assim quando você vai às compras?

domingo, 10 de abril de 2011

Os Segredos dos Campeões de Vendas

Como fazer toda a sua equipe produzir excelentes resultados?

 
Toda equipe tem os seus - os vendedores "estrela". São aqueles poucos que produzem 3, 4, 5 vezes mais do que seus colegas. São aqueles que salvam as metas do mês, por isso são tão respeitados pelos seus gerentes, amados pelos clientes, respeitados e invejados pelos colegas - até os diretores da empresa sabem seus nomes.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A negociação é mais do que um esporte

"Negociação é vida. E boa negociação é boa vida". É o que pensa Michael Gibbs, Ph.D. em psicologia organizacional e industrial e uma das principais autoridades mundiais em negociação e resolução de conflitos.


Para Gibbs, negociação é como no esporte. “Algumas coisas são bem semelhantes.  Uma delas é: treinar, treinar e treinar. Os grandes vencedores são aqueles que treinam muito. Outra é que grande parte do sucesso ocorre antes do evento, justamente devido a este treinamento. A terceira semelhança, de onde se tira a lição mais poderosa, é a de que não se ganha sempre. A vitória nem sempre vai para o mais rápido e poderoso. É preciso estar atento a isso. Muitas vezes, a diferença é a tenacidade e a persistência. Os grandes negociadores, como os grandes atletas vão até o fim, nunca desistem", ensinou.


sábado, 26 de março de 2011

Por que Planejar???

1. Planejar o Futuro da Empresa

O altíssimo índice de mortalidade das empresas se dá pela falta de FOCO provocada pela falta de planejamento, portanto pense sobre os objetivos que você definiu para sua empresa.

Estes objetivos refletem o que você absolutamente, positivamente, obcecadamente, pretende alcançar. Eles estabelecem as prioridades e devem ser consistentes, "amarrados" uns aos outros de tal forma que, juntos, possam traduzir de forma clara e compreensiva os fundamentos da empresa.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dicas de Marketing e Vendas - Pequenos Investimentos, Grandes Resultados

08 Pequenos investimentos que garantem grandes retornos
  1. Marketing pessoal – Saiba vender o seu peixe e exponha tudo o que você tem a oferecer e sabe fazer bem feito, mas tome cuidado, porque a linha entre um excelente marketing pessoal e a arrogância é muito tênue.
Dica: promova-se, pois, se você não fizer isso, outros farão.
  1. Marketing de relacionamento – Não desenvolva relacionamentos apenas profissionais, pois é pouco inteligente achar que dará resultados ligar ou visitar sempre que você tiver interesse em lucrar. É imprescindível criar um vínculo de respeito e confiança e, aqui, inclui-se o campo pessoal.
Dica: um dos segredos da persuasão é: antes de fazer o cliente, faça um amigo.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Os segredos da negociação eficente

A habilidade de negociar é essencial para a sobrevivência no diputado mundo de negócios de hoje. Mas nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando o produto à venda é a sua empresa. A pressão emocional e a ansiedade podem trazer consequências desastrosas. Então o que fazer?

A boa notícia é que existem técnicas que podem ajudar no processo e ainda garantir a maximização do valor da venda. Aqui vão 10 dicas para uma negociação de sucesso.

quinta-feira, 10 de março de 2011

10 dicas para você negociar melhor

1. Tente negociar tudo
Negociadores de sucesso conhecem bem uma coisa – tudo pode ser negociado! Isto quer dizer que você não deve aceitar nada que seja imposto, deve questionar. A um nível prático, isto significa tentar negociar o valor de uma multa, a diária de um hotel, o preço de uma passagem aérea. Você não pode negociar se não estiver disposto a questionar a veracidade e a firmeza dos pontos de vista de seus oponentes.

Ser assertivo significa pedir o que você deseja e não aceitar o “não” como uma primeira resposta. Comece a praticar uma postura, onde você vai expressar seus sentimentos sem ansiedade ou raiva. Mostre para as pessoas o que você deseja duma maneira amigável, sem ameaças. Veja que existe uma grande diferença entre ser assertivo e agressivo. Você é assertivo quando cuida de seus próprios interesses e diz o que pensa, com educação.



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Lealdade de Marca

Existem empresas que precisam funcionar como um relógio. Sua maneira de trabalhar deve ser tão precisa e eficiente que é fácil se esquecer que, do lado de fora da porta, existem clientes.

E nós queremos que nossos clientes sejam leais, então... Devemos saber que isso não é algo simples de se conseguir.

Lealdade é, antes de tudo, uma questão de relacionamento emocional e pode não se traduzir nos resultados que você deseja. Lealdade nem sempre significa que o cliente vai comprar, ou seja, um cliente pode dizer que gosta da marca X, mas isso não significa que toda vez que ele diz isso vai comprar um produto da marca X.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

10 Atitudes que vendem

1. Seja Planejado, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Aproveite ao máximo de cada dia e viva intensamente.

2. Mantenha atitudes de vencedor, começando pela aparência e bom humor.

3. Seja sempre motivado e aja proativamente: não espere o cliente ir até você, vá em busca dele.

4. Antes do produto, venda credibilidade e conquiste a confiança do cliente.


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

5 Lições para que sua marca seja amada

1. Pergunte aos seus clientes o que é importante. Faça uma lista com seis perguntas que estimularão seus clientes a falar com você

2. Saia do escritório, pois seus clientes inspiradores não irão até você. Contate ao menos três consumidores por semana ou convide-os para um almoço, conheça suas opiniões e saiba o porquê pensam assim.

3. Seja um consumidor inspirador. Inicie um relacionamento emocional com uma marca que ama. Descubra como as coisas funcionam, do lado de quem compra, e use esse conhecimento para melhorar a relação com os clientes que amam a sua marca.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gestão de Marca

TOME UMA DECISÃO: INVISTA NO QUE PODE SER UM GRANDE DIFERENCIAL

No Brasil, ainda não é muito comum ver empresas investindo fortemente na construção de suas marcas. Esse cenário, segundo Gilson Nunes, presidente da Brand Finance para a América Latina, está mudando. "Há uma visão errada. As pessoas acham que desenvolver e gerir marcas são só colocar anúncios na TV e criar uma logomarca. Entretanto, nos últimos anos, isso tem melhorado. As empresas estão entendendo a importância da gestão de marcas profissionalizadas". Ele sugere cinco pontos importantes para avaliar ao decidir gerir uma marca:


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Frasco de Maionese e Café

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes...Lembre-se do frasco de maionese e do café.
Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf.
A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.
Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.

O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime  "Sim !".
De seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:
 'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.
As bolas de golf são as coisas Importantes:
como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.
São coisas, que mesmo que se perdessemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.

As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.  
A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.
'Se puséssemos  1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida'.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.
Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade.
Brinque ensinando  os seus filhos,
Arranje tempo para ir ao medico,
Namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora,
Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos
Pratique o seu esporte ou hobbie favorito.
Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro... 
Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida.
Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...
Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.
O professor sorriu e disse:
"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo."

(autor desconhecido)