quarta-feira, 13 de julho de 2011

Aprenda a liderar

Há quem diga que um líder já nasce com esta condição e, com a experiência adquirida, aperfeiçoa-a. Mas, sem dúvida, como tantas outras, a habilidade de liderar pode ser desenvolvida com treinamento, força de vontade e conhecimento da função. Com isso, pode-se transformar um profissional com capacidade em um líder eficaz e vencedor. Nas empresas, são oferecidas oportunidades de crescimento profissional aos colaboradores, que para isso precisam preparar-se. Quando elas aparecem, o que pode ocorrer de um dia para o outro, eles estarão prontos a exercer a nova função.


As dicas a seguir são importantes para quem almeja ocupar novos postos na empresa em que trabalha, noutra ou na sua própria. Tenha sempre em mente que a força de vontade, disposição para ajudar e interesse por todas as atividades de uma empresa são elementos que ajudam a tornar um profissional apto a ocupar uma vaga de liderança.

A regra de ouro para se ter sucesso nos relacionamentos é ser empático. Coloque-se no lugar dos subordinados. Assim, será mais fácil obter resultados através das pessoas.

1º - Comunique-se. Deixe claro o que espera dos subordinados, para não precisar reclamar depois. Tenha escrito o que espera de cada colaborador;

2º - Elogie o bom desempenho. Se o líder não elogiar os subordinados, como eles saberão qual é o nível de qualidade e comportamente aceitável?;

3º - Seja transparente. Crie um ambiente de confiança. Nunca critique ninguém pelas costas. Diga o que tem a dizer diretamente aos envolvidos;

4º - Seja leal. Defenda os subordinados das críticas e mal entendidos alheios;

5º - Não seja precipitado. Não faça promessas aos liderados que dependem de aprovação da esfera superior da empresa, antes de ter obtido o seu consentimento;

6º - Cumpra o que prometer. Promessa é dívida! Não cumprir o que promete é o atalho mais curto para perder a credibilidade.

7º - Não aceite bajulação. O preço do "puxasaquismo" é a perda de respeito dos subordinados.

8º - Aja sempre com educação. Chefes que perdem o controle emocional e apelam para os gritos e as ofensas mostram-se inseguros e perdem poder.

9º - Assuma a responsabilidade. Não fique em cima do muro. Posicione-se. Seu falar deve ser "sim, sim" ou "não, não". A autoridade se delega, mas a responsabilidade é intransferível.

10º - Comporte-se com humildade. Não deixe o status subir para a cabeça. A função de chefe é temporal e provisória.




Fonte: Soeli de Oliveira - Consultora e Palestrante
Revista do Lojista de Calçados / Nº 16 - Julho/Dezembro 2011
ABLAC - Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos de Calçados.



Um comentário:

  1. TEMPO DE LIDERAR, TEMPO DE INOVAR,
    TEMPO DE AVANÇAR

    A era do chefe acabou. O tempo de liderar é a nova realidade. Liderar não é impor é despertar nos outros a vontade de fazer.

    Apresentar propósitos, imprimir firmeza e mostrar entusiasmo é a fórmula moderna que substituiu a antiga receita de mandar quem pode e obedecer quem tem juízo.

    A liderança eficiente e eficaz deve ser inovadora e antenada ao novo tempo. Precisa implementar o que poderemos chamar de Caracteres da Competitividade, os 5C: Capacitação - Cooperação - Comunicação - Compromisso - Confiança .

    O tempo de liderar é bom tempo para avançar. Tempo de ganha-ganha, de construir e produzir para progredir.

    O caminho do progresso, a vereda do sucesso é por aí.

    PAULO CESAR BASTOS é engenheiro civil
    paulocbastos@bol.com.br

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