terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gestão de Marca

TOME UMA DECISÃO: INVISTA NO QUE PODE SER UM GRANDE DIFERENCIAL

No Brasil, ainda não é muito comum ver empresas investindo fortemente na construção de suas marcas. Esse cenário, segundo Gilson Nunes, presidente da Brand Finance para a América Latina, está mudando. "Há uma visão errada. As pessoas acham que desenvolver e gerir marcas são só colocar anúncios na TV e criar uma logomarca. Entretanto, nos últimos anos, isso tem melhorado. As empresas estão entendendo a importância da gestão de marcas profissionalizadas". Ele sugere cinco pontos importantes para avaliar ao decidir gerir uma marca:


1. REVEJA O POSICIONAMENTO/ESTRATÉGIA DE SUA MARCA
"Isso traz muitos questionamentos. A Natura, por exemplo, ao fazer isso, percebeu que suas embalagens não eram sustentáveis. E teve de adequá-las para condizer com o posicionamento da empresa, que propõe a pensar no meio ambiente"

2. INVISTA EM TREINAMENTO DE SEUS FUNCIONÁRIOS A PARTIR DO POSICIONAMENTO DA MARCA
Toda a empresa precisa estar alinhada com o que sua marca se propõe a fazer. Trate seus funcionários como clientes. Eles precisam conhecer as histórias da empresa para que possam amá-la e transferir esse sentimento no relacionamento com os consumidores.

3. ENTENDA O IMPACTO ECONÔMICO QUE ELA OFERECE PARA O SEU NEGÓCIO
As marcas estão se tornando cada vez mais os bens mais valiosos das empresas.

4. DESENVOLVA FERRAMENTAS PARA GERIR A MARCA A LONGO PRAZO
Invista em sistemas, relatórios e formas de medir os resultados que ela obterá. Muitas empresas não conseguem perceber o seu valor porque esperam resultados a curto prazo, mas leva-se anos para construir uma grande marca.

5. COLOQUE A GESTÃO DA MARCA COMO FOCO DA SUA EMPRESA
Pense nisso todos os dias, reveja suas ações e o que precisa fazer para construir uma grande marca.

Esses, segundo Gilson, são apenas os primeiros passos que são tão importantes como ter um produto de qualidade, boa logística e serviços adequados. No entanto, é preciso ir além e se atentar para a evolução apontada por Kevin Roberts. Do contrário, sua marca não se tornará o seu grande diferencial. "É preciso inovar. O cliente não pode ter a sensação de que a empresa deixou de buscar soluções para seus problemas", afirma Gilson.

Se você deseja um dia ouvir uma declaração de uma cliente dizendo que ama tanto o seu produto que, mesmo se não precisasse dele, não deixaria de comprá-lo, precisa investir na construção de marcas fortes. E não pense que só grandes empresas podem fazer isso ou que com o produto ou serviço que você vende é impossível estabelecer uma relação de amor. Conheça o último conselho de Roberts: "Após uma de minhas palestras, uma participante perguntou: 'você diz que a emoção é a chave para se construir relacionamentos. Trabalho numa indústria de tijolos. Como você torna uma tijolo emocional?'. Resposta: você não torna uma tijolo emocional, mas deve falar sobre o que eles representam: lares, conquistas, prédios erguidos com camadas deles, cujo sonho inspirador era nada menos que tocar o céu".

Você ainda acha que não pode construir uma lovemark? Comece agora mesmo a pensar em como fazer com que os produtos e serviços que você vende sejam amados por seus consumidores.


Fonte: Revista Venda Mais (Ano 14 nº 166 - Fevereiro 2008)




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