segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Socorro: O Líder sumiu

Conta a história, que no ano de 331a.C, na Grande Batalha de Gaugamela, Alexandre (o Grande), com apenas 7.000 cavaleiros e 40.000 soldados enfrentou o fortíssimo exército do Rei Dário III, com 40.000 cavaleiros, 200.000 soldados persas, 6.000 mercenários gregos e 200 carruagens de gerra. (fonte: wikipédia)
Qualquer um, inclusive os melhores especialistas em guerrilha, saberiam que o Rei Dário III, tinha uma vantagem competitiva e numérica muito maior que Alexandre (o Grande) e que sua vitória seria apenas uma questão de tempo. Mas, o que aconteceu foi exatamente o contrário. Alexandre, o Grande, com seu pequeníssimo exército saiu vencedor, subjulgando o exército de Dário III, e conquistando a Macedônia.
Você deve estar se perguntando o que pode ter acontecido, se numéricamente era impossível que o exército de Dário III, fosse derrotado.
O que aconteceu foi que em determinado momento da guerra, Alexandre o Grande, cercado por todas as tropas do Rei Dário, deu apenas uma única ordem, incontestável e focada, carregou com um retumbante grito de batalha através da brecha e girou: "na direção do próprio Dario". Na feroz luta, as longas lanças dos cavaleiros acompanhantes e os piques em riste dos hipaspistas levaram a melhor e, quando se aproximaram, Dario entrou em pânico e fugiu. Sem LIDERANÇA, todo o seu exército recuou e fugiram, perdendo assim a guerra.
Essa história não só fala de foco, mas também de liderança e, como a sua ausência pode afetar todo o resultado de determinado trabalho. Por isso, eu te pergunto:
O que aconteceria com sua equipe de trabalho se você repentinamente precisasse se ausentar e voltasse apenas em dois ou três meses?
- Eles saberiam o que fazer?
- Eles saberiam o que a empresa espera deles?
- Eles teriam capacidade de enfrentar os desafios?
- Eles continuariam a evoluir e se reinventar se fosse preciso?
Ou, eles fugiriam desesperadamente em busca de outra oportunidade, ou ainda se perderiam sem saber o que fazer?
A frase mais correta que conheço sobre Liderança é:
"O verdadeiro Líder não é o que faz seguidores, o verdadeiro Líder é o que desenvolve outros Líderes dentro de sua equipe!"
Assim, na sua ausência, uma liderança já formada se anteciparia aos fatos e manteria a liderança da equipe.
Porém, muitos que se entitulam Líderes, esqueçem de desenvolver outros que possam substituí-lo, e acredtiam apenas que fazer seguidores seja o mais importante.
Se você é Líder, olha a sua volta, valorize e desenvolva as outras lideranças que existem em sua equipe. Elas podem estar escondidas e adormecidas e podem ser extremamente necessárias para a sua vitória.
Pense nisso!!!
"Sozinho posso ir mais rápido,
mas JUNTOS podemos ir muito mais longe!"
Os números da Batalha de Gaugamela
Alexandre, o Grande versus Dário
01 de Outubro de 331 a.C.
Resultado:  A vitória decisiva da Macedônia
Forças de Alexandre: 7.000 cavaleiros e 40.000 soldados
Baixas de Alexandre  -  Desconhecidas
Forças de Dário III - 40.000 cavaleiros, 200.000 soldados persas, 6.000 mercenários gregos e 200 carruagens de guerra
Baixas de Dário III  -  90.000 soldados

Nenhum comentário:

Postar um comentário