Muitos fatores como mapear cenários, tendências, concorrência, clientes, regiões fazem parte da Inteligência competitiva das empresas e influeciam na performance de suas negociações e como cada uma atua no mercado.
Cada vez mais as empresas orientam seu foco e de suas equipes de trabalho em todos os setores para a questão da mensuração de resultados, principalmente na área de vendas. Onde o que importa é puro resultado.
A alta competitividade faz com que as empresas busquem otimizar seus investimentos sem que isso reflita diretamente na qualidade de seus processos e claro, sem que isso comprometa o nível de satisfação dos clientes. Ou seja, temos que fazer cada vez MAIS com MENOS recursos, e atingirmos resultados cada vez melhores.
Neste cenário, é preciso comprovar a efetividade de cada ação através dos indicadores mais apropriados. Porém, determiná-los não é uma tarefa tão fácil assim. É necessário que esses indicadores estejam alinhados à estratégia e objetivos da empresa e que o conjunto desses indicadores ilustre perfeitamente a realidade da situação. Para isso, é preciso que sejam bem definidos e revisados, para que consigam demonstrar de forma mais acertiva possível os resultados atingidos conforme planejados.
Porém, é inútil determinar todos os indicadores se o profissional não souber o que fazer com os dados levantados. Por isso, a análise destes indicadores é uma atividade ainda mais importante do que sua determinação.
É como diz o ditado:
"De nada valem os dados se você não souber transformá-los informações produtivas,
De nada valem as informações se você não tiver conhecimento de como aplicá-las,
De nada vale o conhecimento se você não é a pessoa com poder de descisão"
Por isso é preciso também que as informações realmente relevantes cheguem as mãos de quem realmente sabe o que fazer com elas. Muitas empresas dedicam muito tempo e esforço em muitos indicadores que pouco contribuem para o resultado final esperado, e investem tempo demasiado em reuniões extremamente improdutivas, atrasadas em relação a decisão que já deveria ter sido tomada. São extremamente REATIVAS as situações encontradas e nem um pouco ESTRATÉGICAS. 

Como dissemos, não basta identificar os indicadores de desempenho corretos, mas também utilizá-los em tempo hábil para que os resultados sejam recuperados ou até mesmo alcançados como projetados.
Estratégicamente falando, é preciso se antecipar aos resultados e ações dos concorrentes, clientes e mercados, e não simplesmente reagir a eles. Por isso, defina claramente quais indicadores de resultados tem maiores relevância para seu negócio, e quais mostram claramente o que você procura. Mapeie seu negócio em todas as frentes de trabalho e busque os indicadores ideais para cada setor e situação. Antecipe-se aos fatos e saia na frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário