Costumo dizer aos meus amigos que jamais poderei criar os meus filhos como fui criado pelos meus pais. Não quero dizer com isso, que eles não serão educados nos mesmos principios de educação e ética a que fui submetido, não me refiro a esse tipo de criação. Me refiro ao tipo de criação focada em "informação". Costumo me referir aos meus filhos, como a maioria das crianças e adolescentes de hoje, como "Geração Informação".
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Acredito que nesses pontos meus filhos, na idade em que estão hoje, estão no mínimo 10 anos a minha frente, comparando-os comigo na mesma idade deles, a aproximadamente 30 anos atrás. Ainda para ilustrar o que estou dizendo, somente tive a oportunidade de conhecer meu primeiro computador aos 18 anos, enquanto minha filha já domina uma máquina muito mais evoluída tecnológicamente comparada com a da minha época, com apenas 05 anos de idade. Não consigo imaginá-la sem o controle da TV a cores escolhendo sem a minha ajuda ou de sua mãe, os seus canais preferidos de programação, que ironicamente hoje são mais de 40 canais comparados com os 4 canais da minha infância, e que, o que incrivelmente nos chama atenção, sem saber ler uma única palavra.
Hoje a carga de informação que as crianças tem desde cedo é infinitamente maior do que eu tinha na escola. Inglês, Filosofia, História, já se aprendem aos 05 anos de idade. Parece uma realidade muito distante comparada a do mercado de trabalho, mas infelizmente ou felizmente, não é. A carga de informação a que somos submetidos todos os dias é muito maior do que a 20 anos atrás, e será cada vez maior. As distâncias não existem mais, pois são apenas geográficas e facilmente rompidas através do celular, webcam, email, internet, sites, etc.
Percebo que muitos profissionais de vendas ainda negociam como a 30 anos atrás, imaginando que sua simples experiência conquistada por muitos anos de trabalho será uma grande vantagem competitiva em relação aos profissionais de hoje, mas que infelizmente não é. E não se preparam para o nível de exigência que hoje são submetidos.
Hoje temos mais produtos, mais clientes, mais concorrentes, mais diferenciais, mais similaridades e menos diferenciais. É preciso ser cada vez mais relevante para o cliente, para que ele simplesmente não o troque. É preciso preparo e treinamento para se atender ao cliente.
Costumo perguntar a vendedores quantos cursos de vendas eles fizeram durante o ano corrente e, antes mesmo que eles respondam, peço que eles façam uma reflexão e me respondam quantos cursos de compras elem imaginam que seus clientes fizeram também no mesmo período. Enquanto nos preparamos para vender, eles se preparam para comprar cada vez melhor.
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A mudança chegou e está batendo a sua porta. Por isso, mude seus conceitos, estude seus concorrentes, produtos e clientes, eles mudaram e vão continuar mudando cada vez, e você precisa acompanhar essa mudança para que não fique para trás. Separe as principais informações de grande relevância para o cliente e trabalhe seus pontos fortes e suas oportunidades. Fique atento! Informação hoje é tudo!
Pense nisso!
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