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O departamento
que trabalha “com vendas” e os outros departamentos que trabalham “para vendas”.
Parece um
tanto quanto pretensioso dizer isso, porém se deixarmos as vaidades setoriais e
muitas vezes pessoais de lado, entenderíamos isso muito melhor.
Não estou
dizendo aqui que, o setor mais importante de uma empresa seja o de vendas, não
é isso. Estou apenas afirmando que se todos os outros departamentos entendessem
como eles são extremamente importantes para que as vendas funcionem, tudo seria
melhor em termos de resultados para todos.
Em vendas,
existe uma frase muito explorada por vários autores, e você ainda vai ouvir
falar muito nela, que ensina a um vendedor que: “nunca prometa o que você não pode cumprir!”.
Dessa
forma, devemos pensar que se combinei um prazo com o cliente, negociado
anteriormente com o departamento de produção, ele deverá rigosamente ser
cumprido. Todos deverão fazer o máximo para que a entrega seja feita no tempo
negociado com o cliente.
Se
negociamos com um cliente um produto na cor branca, é inaceitável que ele
receba na cor amarela, sem ao menos ser consultado para que tenhamos sua
aprovação.
Se
vendemos para o cliente um produto com características anunciadas no catálogo
ou ainda nos tablóides de propaganda, ele deverá ter as características
anunciadas, nem menos nem mais.
Por outro
lado, não adianta vender o que se compra. O departamento de compras deverá
estar extremamente alinhado com o de vendas para comprar o que se vende.
Campanhas
inteiras sendo lançadas sem a aprovação e entendimento com a área comercial,
criando verdadeiros descontentamentos e desmotivação. Fracasso anunciado!
Não
podemos lançar produtos, sem pesquisar nossos clientes ou ainda nossas equipes
de vendas para entender sobre a aceitação de tal produto no mercado. Caso contrário, serão tempo e dinheiro
desperdiçados.
O
combinado não sai caro!
Porém, não
é isso que acontece. Percebemos que muitas vezes temos verdadeiros descompassos
em termos estratégicos. Departamentos inteiros olhando em direções contrárias.
É preciso
alinhamento de idéias. Direcionar estratégias. Bom senso e muitas vezes,
simplesmente boa vontade em cooperar.
É preciso
ainda entendimento de todos na direção dos resultados em vendas.
Seja você,
de qualquer departamento da empresa, quando programar qualquer ação em seu
departamento pense:
- Essa
ação é geradora ou inibidora de vendas?
- E, se
eu produzir e não vender?
- E, se
vendeu e eu não produzir?
- Criei
um determinado produto. E, se o cliente quiser outro?
- A
matéria prima utilizada é a que o mercado está esperando, ou estou indo na
contramão?
- Estou
alinhado com a equipe de vendas?
-
Contribuo para que as vendas aconteçam, ou estou atrapalhando?
- Estou
entregando o que foi vendido?
- Estou
cobrando o que foi combinado?
- Cumpro
prazos combinados anteriormente?
-
Contribuo para que seja feita uma nova venda?
-
Trabalho verdadeiramente com pós-venda? Escutando o cliente e suas
necessidades?
E por
último:
- Eu como
cliente, gostaria verdadeiramente, de ser atendido por mim mesmo?
Pense nisso! Tenha uma excelente semana de realizações!
Bacana, simples, prático e verdadeiro.
ResponderExcluirBoa Vendas!!!!!!!
Muito bom! É simples!
ResponderExcluirExcelente. Infelizmente ainda existem empresas onde se impera "vender o que se compra". Simplesmente porque a vaidade de alguns departamentos não permite que entendam a regra de de devem trabalhar para a venda.
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