domingo, 7 de julho de 2013

Motivando toda a empresa para Vendas

Em matéria de negócios, o que muitas empresas não entendem e não conseguem enxergar é que temos apenas dois departamentos que movem as empresas de uma forma geral, sejam elas de qualquer setor.

O departamento que trabalha “com vendas” e os outros departamentos que trabalham “para vendas”.

Parece um tanto quanto pretensioso dizer isso, porém se deixarmos as vaidades setoriais e muitas vezes pessoais de lado, entenderíamos isso muito melhor.


Não estou dizendo aqui que, o setor mais importante de uma empresa seja o de vendas, não é isso. Estou apenas afirmando que se todos os outros departamentos entendessem como eles são extremamente importantes para que as vendas funcionem, tudo seria melhor em termos de resultados para todos.

Em vendas, existe uma frase muito explorada por vários autores, e você ainda vai ouvir falar muito nela, que ensina a um vendedor que: “nunca prometa o que você não pode cumprir!”.

Dessa forma, devemos pensar que se combinei um prazo com o cliente, negociado anteriormente com o departamento de produção, ele deverá rigosamente ser cumprido. Todos deverão fazer o máximo para que a entrega seja feita no tempo negociado com o cliente.

Se negociamos com um cliente um produto na cor branca, é inaceitável que ele receba na cor amarela, sem ao menos ser consultado para que tenhamos sua aprovação.

Se vendemos para o cliente um produto com características anunciadas no catálogo ou ainda nos tablóides de propaganda, ele deverá ter as características anunciadas, nem menos nem mais.

Por outro lado, não adianta vender o que se compra. O departamento de compras deverá estar extremamente alinhado com o de vendas para comprar o que se vende.

Campanhas inteiras sendo lançadas sem a aprovação e entendimento com a área comercial, criando verdadeiros descontentamentos e desmotivação. Fracasso anunciado!

Não podemos lançar produtos, sem pesquisar nossos clientes ou ainda nossas equipes de vendas para entender sobre a aceitação de tal produto no mercado.  Caso contrário, serão tempo e dinheiro desperdiçados.

O combinado não sai caro!

Porém, não é isso que acontece. Percebemos que muitas vezes temos verdadeiros descompassos em termos estratégicos. Departamentos inteiros olhando em direções contrárias.

É preciso alinhamento de idéias. Direcionar estratégias. Bom senso e muitas vezes, simplesmente boa vontade em cooperar.

É preciso ainda entendimento de todos na direção dos resultados em vendas.

Seja você, de qualquer departamento da empresa, quando programar qualquer ação em seu departamento pense:

- Essa ação é geradora ou inibidora de vendas?
- E, se eu produzir e não vender?
- E, se vendeu e eu não produzir?
- Criei um determinado produto. E, se o cliente quiser outro?
- A matéria prima utilizada é a que o mercado está esperando, ou estou indo na contramão?
- Estou alinhado com a equipe de vendas?
- Contribuo para que as vendas aconteçam, ou estou atrapalhando?
- Estou entregando o que foi vendido?
- Estou cobrando o que foi combinado?
- Cumpro prazos combinados anteriormente?
- Contribuo para que seja feita uma nova venda?
- Trabalho verdadeiramente com pós-venda? Escutando o cliente e suas necessidades?

E por último:
- Eu como cliente, gostaria verdadeiramente, de ser atendido por mim mesmo?


Pense nisso! Tenha uma excelente semana de realizações!







3 comentários:

  1. Bacana, simples, prático e verdadeiro.
    Boa Vendas!!!!!!!

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  2. Excelente. Infelizmente ainda existem empresas onde se impera "vender o que se compra". Simplesmente porque a vaidade de alguns departamentos não permite que entendam a regra de de devem trabalhar para a venda.

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