Posturas e atitudes de um líder (mesmo sem ser um líder você pode e deve assumir esta postura) - Aumento de produtividade e redução de conflitos.
O líder é a peça-chave para o sucesso de um grupo. Mostre-se interessado, ativo e com novas ideias. Tente fazer mais do que, supostamente, lhe compete. Um bom líder conhece todos os setores da empresa, as necessidades dos funcionários e busca sempre o desenvolvimento da empresa.
Observe, olhe e escute. "Aprenda tanto das pessoas que respeita, como das pessoas que não são as suas favoritas. Trabalhe a fundo nesta questão." Sun-Tzu (Estrategista militar chinês, autor do livro "A Arte da Guerra") explora essa questão dizendo que um bom líder conhece o seu exército e o do seu inimigo.
Empenhe-se no seu trabalho. Um líder deve entender a empresa, a sua política e conhecer os princípios básicos da organização. Não deixe a empresa ter um efeito sufocante: quando há algo que não entenda, pergunte e não esqueça que a única pergunta estúpida é aquela que não é feita. Mantenha os olhos abertos.
Não hesite em aceitar vários trabalhos dentro da empresa, mesmo que estes não signifiquem mudança de hierarquia. Quanto mais souber sobre a empresa, melhor. Procure um bom conselheiro dentro da empresa, alguém de confiança pessoal.
Aconteça o que acontecer, não perca o foco do seu objetivo. Se algo der errado, admita o erro, estude possibilidades e siga em frente.
Desenvolva uma rede profissional. Aproveite todas as ocasiões para estabelecer contatos. Isso deve ser um aspecto tanto da sua vida privada como da profissional.
Um líder não pode se esconder atrás de sua secretária. Procure contatos e fontes e faça-se sócio de associações profissionais e outras que considerem interessantes. Visite feiras e participe de conferências ou seminários profissionais. Esses são excelentes meios de aprendizagem, além da oportunidade de desenvolver a sua rede de contatos.
Desenvolva as suas capacidades. O líder deve estar sempre pronto para reduzir problemas internos.
Se sua equipe não está rendendo, convoque-a para uma reunião. Dê as cartas, faça com que a comunicação entre os membros seja uma aliada para descobrirem o problema e busque alternativas para aumentar a produtividade e solucionar os problemas.
É necessário que os funcionários compreendam a interdependência das funções. A partir daí, é possível montar um caminho (fluxo) de produção. Com isso, conseguimos delimitar a responsabilidade de cada um e eliminar falhas.
Créditos: (e-book Técnicas de Persuasão para Negociar - Catho)